Os gatos de raça, especialmente os British Shorthair e os Scottish Fold, são companheiros maravilhosos, diferenciados, com personalidade própria marcante e, por natureza, possuidores de excelentes hábitos de higiene e alimentação.
Estas características se bem respeitadas e cuidadas pelos seus companheiros humanos, transforma esta convivência em momentos de muita alegria e satisfação.
Para contribuir neste processo, compartilhamos a seguir algumas dicas de como cuidar bem do seu gatinho.
A higiene do gatinho filhote
Os gatos são animais que adoram manterem-se limpos. Eles normalmente se ocupam boa parte do tempo nesta tarefa, principalmente quando são cuidados e foram educados para isto, dentro de ambientes adequados.
No começo de vida, é a mãe que limpa os filhotes, lambendo-os inteiros. Depois, ele aprende a fazer o mesmo a medida que o seu pelo fica mais denso. Nos lugares em que o gatinho não alcança, ele utiliza as patas dianteiras como esfregão.
O gato passa cerca de três horas e meia do dia cuidando de sua higiene. Sua língua áspera tira a secreção das glândulas sebáceas de seu corpo de forma muito prática e higiênica.
Quando o gatinho é muito pequeno, talvez ele possa encontrar alguma dificuldade para se limpar. Assim, é a oportunidade para você, além de ajudá-lo na sua higiene, criar laços ainda mais gratificantes. Aproveite estes momentos com ele.
O Pelo
Como os gatos são animais naturalmente limpos, eles não precisarão de muita ajuda, especialmente se tiverem pelo curto, como os British Shorthair. Gatos de pelos longos, com os Persas ou os Longhair no entanto, devem ser penteados regularmente, geralmente uma vez por dia. Se o seu gato se acostumou a receber cuidados com o seu pelo desde cedo, você ao continuar com esta atenção vai ver que ele aprecia muito estes momentos. O gatinho chega a ronronar quando escovado porque está sendo acariciado.
O grooming, ou escovação dos pelos do gato, é uma prática muito gostosa, que além de construir a confiança entre você e o seu gatinho, também é importante para a saúde dele. Os pelos e a pele protegem o corpo, e por isso devem ser bem cuidados.
Fazendo o grooming
Para realizar o grooming, sugere-se os seguintes passos:
– Reserve um tempo sem pressa para esta atividade, pelo menos uma vez por semana – este é um momento de carinho e tranquilidade;
– Coloque o seu gato delicadamente sobre uma superfície plana, confortável para você e para ele, e que pode ser facilmente limpa depois;
– Escove delicadamente com um pente fino ou escova própria, sempre no sentido do pelo;
– Use um pincel para remover o cabelo solto de sua pele;
– Dê carinho e converse com o seu gatinho entre uma penteada e outra;
– Termine a limpeza com um pano de algodão.
Lembre-se: nunca deixe os pelos emaranhados e também nunca raspe o seu gatinho.
Por fim, preste atenção também na sua pele, se aparecerem erupções cutâneas ou outros machucado na pele, leve-o ao veterinário porque pode ser sinal de doença.
Os Olhos e Ouvidos
Após a escovação, certifique-se que os olhos e os ouvidos do gatinho estão limpos, claros e livres de secreções. Para a limpeza dos olhinhos use um algodão umedecido. Quanto aos ouvidos, limpe apenas a superfície com um papel higiênico ou cotonete, mas não vá mais fundo para não machucar o seu filhote.
Bocas e dentes
Verifique sempre a boca do seu gatinho para ver se os dentes estão limpos. Faça isto segurando delicada mas firmemente sua boca com as duas mãos. A gengiva deve ser saudável e ter uma cor rosa. De forma geral, se a tigela e a comida servida é mantida limpa e há sempre água fresca disponível, a boca e os dentes se manterão sempre em boas condições. As razões de boa qualidade tem forma e fórmula especiais para manterem a saúde deles neste aspecto. Caso tenha dúvida, pergunte ao veterinário sobre os cuidados dentários necessários e seus respectivos produtos. Existem escovas especiais para esta finalidade.
As Garras
As garras são muito importantes para os gatos. Além de ser um mecanismo de defesa, ajudam eles a se apoiar e escalar. Apenas em animais muito velhos e com sobrepeso que é necessário a remoção das garras. Naturalmente os gatinhos procura superfícies para arranhar. Neste sentido, é fundamental colocar a disposição dele um poste arranhador, antes que eles adotem outra superfície da casa para isto. Um poste arranhador ajuda os gatinhos a gastarem suas garras pra não ficarem muito grandes. Você também pode levá-lo ao veterinário para cortar as unhas.
Tigelas, Vasilhas e Pratos
Lembre-se. gatos gostam de limpeza, ainda mais tigelas, vasilhas e pratos onde estão servidos seus alimentos e água. Os gatos podem recusar a comida se as suas tigelas não tiverem suficientemente limpas. O ideal é sempre e regularmente lavá-las com água limpa.
Lugar para dormir
Os gatos escolhem o lugar em que vão dormir. Não há regra, mas você pode oferecer opções como caminhas aconchegantes, almofadas, etc. Alguns podem preferir as “toquinhas” da casa, outros lugares mais altos. Lembre-se que na natureza, os gatos escolhem lugares mais discretos, seguros e reservados para descansarem ou dormirem.
A Caixa de Areia
Por natureza, os gatos gostam de lugares adequados para fazerem as suas necessidades. Assim, utilizar a caixa de areia normalmente é uma questão simples ou básica. Os gatinhos bem criados aprendem com a mãe como usar a caixa de areia. Se o seu gato não teve essa oportunidade ou apresenta alguma dificuldade neste assunto, você pode ajudá-lo. Depois de comer, o gato sente necessidade de usar a caixa de areia, essa é a hora perfeita para colocá-lo no lugar correto.
Entre as refeições, observe o comportamento do bichano. Se ele se agachar em um canto, por exemplo, pegue o filhote e coloque na caixa de areia. Ele vai aprender rapidamente.
Dicas para a caixa de areia:
– colocar a caixa de areia longe das tigelas de água e comida;
– colocar em um lugar tranquilo e fácil de limpar;
– limpar a caixa de areia regularmente (gatos não usam a caixa de areia se estiver muito suja);
– retire regularmente, de preferência ao menos uma vez ao dia, as fezes e as bolas de areia com urina. Para isto utilize de pazinhas adequadas;
– mantenha o nível da caixa de areia com pelo menos dois centímetros de areia;
– lembre-se de usar luvas de borracha ao manusear estes materiais e também para lavar a caixa com água e sabão.
Caso o gato faça suas necessidades no lugar errado, como o tapete, não ainda repreende-lo ou ficar irritado. Limpe imediatamente para que não fique cheiro e ele não torne a fazer no mesmo lugar novamente. Não utilize qualquer produto de limpeza, amoníaco ou vinagre, o gatinho pode se lembrar do cheiro de urina e fazer ali novamente. Verifique novamente se a caixa de areia esta disponível adequadamente.
Existem diversas variedades de caixas de areia disponíveis no mercado. Não importa qual que você usa, desde que a areia seja absorvente e limpa. Alguns tipos estão misturados com fragrâncias para manter o cheiro da caixa de areia o mais fraco possível.
Reforçaos: os gatos não gostam de banheiros sujos. Remova as fezes e a areia com urina pelo menos uma vez ao dia, e limpe a caixa com água e sabão pelo menos uma vez por semana.
Para lavar a caixa de areia, não utilize nenhum desinfetante que possa ser tóxico aos gatinhos ou que tenham um cheiro tão forte que os faça preferir o tapete da sala.
Os gatos deixam sua marca
Gatos não castrados marcam seu território, muitas vezes pulverizando secreções com a urina, cujo cheiro é muito marcante. Machos e fêmeas castrados não apresentam esse tipo de problema porque o cheiro de sua urina diminui. Embora esta marca é um comportamento absolutamente normal para os gatos, o proprietário do gato não deve aceitar se isso acontecer dentro da casa.
A marcação de território pode ser um problema particular quando o gato tentar definir a sua posição em uma casa com vários gatos. Se você não optar pela castração, converse com seu veterinário sobre um outro tipo de tratamento.
Treinamento para o toalete
Se o seu gato de repente torna-se sujo, certamente aconteceu alguma coisa. Talvez ele sentiu dor no banheiro ou ficou assustado devido a algum ruído. Se forem usados permanentemente os lugares errados, você pode encontrar as seguintes dicas para resolver o problema:
– Deixe ou veterinário examinar o gato;.
– Certifique-se que a caixa de areia está limpa, mas cuidado porque alguns gatos não gostam do cheiro de desinfetantes fortes;
– A caixa de areia deve estar em um lugar tranquilo, imperturbável e não pode ser perto do local de alimentação;
– Certifique-se que a caixa de areia é grande o suficiente para o gato;
– As altura da caixa não pode ser muito elevada para os gatinhos pequenos;
– Se o gato sempre usa um determinado local inadequado como um banheiro, faça o lugar não ser atraente aos gatos. Os gatos não gostam de fita adesiva ou filme plástico por exemplo. Você também pode transferir a bacia ou a cama do gato para este local. Ele não vai poluir o lugar onde come e dorme.
– Tenha pelo menos uma caixa de areia pra cada gato da casa.
A Regra de Ouro
Por fim, a regra de ouro: dê real atenção ao seu gatinho. Ele certamente saberá reconhecer um carinho genuíno e retribuirá sua ação.